Curso de construção de bonecos autômatos
Release do curso ministrado por Sergio Serrano - entre em contato para mais informações.
Veja o autômato pronto:
Este curso propõe a apresentação de conceitos e a experimentação prática de técnicas básicas para construção de um boneco autômato simples a partir de materiais reciclados, embalagens etc.
Dividido em 7 encontros de 3 horas cada, o curso abordará os seguintes temas:
DIA 1 - Introdução
Conceito de autômato:
-
Autômato X robô
-
Autômato mecânico
-
Autômato na computação
-
O ciclo e a programação
Um pouco da história:
-
Gregos / Dedalus / Arquimedes
-
Chineses e Persas / Al-Jazari
-
Renascimento / da Vinci
-
Séc. XIX - A Era de ouro
-
Contemporâneos
Princípios mecânicos básicos:
-
Alavanca
-
Manivela
-
Polia
-
Pistão
-
Came
Sugestão de vídeos:
-
Cena do filme A invenção de Hugo Cabret
-
Documentário sobre Petit Pierre e Fabulouserie
-
Documentário da BBC sobre o Leão mecânico de da Vinci
-
Cabaret Mechanical Theatre
-
Mestre Molina / Engenhocas
-
Mestre Saúba / Casa de Farinha
DIA 2 - Mãos à obra
Parte I
Utilizando caixas de papelão, palitos de bambu e discos de EVA, iremos experimentar alguns princípios mecânicos como alavancas, bielas e cames.
Parte II
Cada participante construirá um pássaro autômato a partir de alguns materiais reciclados como caixas de tetra pak, canudos, arame e papelão.
Do DIA 3 ao DIA 6 - Construção do autômato coletivo Simurgh
A lenda
Simurgh na língua persa significa trinta pássaros. Pássaro mítico, Simurgh - o sábio rei dos pássaros - vive numa caverna no alto da montanha e tem resposta para todas as questões. Durante um período de duras provações, um grupo de pássaros decide empreender uma longa viagem através de sete vales, para buscar os conselhos do sábio rei. Depois de uma penosa viagem, onde muitas aves perderam a vida, apenas trinta pássaros chegaram finalmente à caverna no alto da montanha e, para sua surpresa, tudo o que encontraram lá foram “trinta pássaros”... A resposta que buscavam já estava entre eles.
O projeto do autômato
Em uma livre associação com esta lenda, proponho uma criação coletiva reunindo os pássaros autômatos criados pelos participantes do curso, enfatizando a expressão individual na criação de cada pássaro a partir dos parâmetros do projeto. Todos os pássaros serão montados em uma bancada e movidos por uma única manivela que distribuirá, através de correias e polias, o movimento para cada um dos pássaros, criando uma sensação de revoada de aves distintas e sincronizadas numa direção. Uma alegoria à busca do indivíduo em comunhão com o todo.
Os 30 pássaros autômatos serão montados sobre uma mesa, onde um eixo principal transmitirá para todos os pássaros o movimento gerado manualmente pela manivela.
Cada pássaro será confeccionado em papel e montado numa base feita de lata. Uma polia feita de EVA e papelão presa a um eixo de arame dará o movimento ao pássaro.
Croqui do autômato Simurgh
DIA 7 - Conclusão
Para concluir o projeto, proponho uma atividade com os participantes.
Iniciando com a leitura da lenda do Simurgh, os participantes em seguida entoarão um canto dos nativos do continente americano em homenagem à Wichi Chayo - o grande espírito, invocando os poderes dos seres alados enquanto acionam o autômato:
Hey Wichi Chayo
Hey aho
Voaremos como uma águia
Tão alto, tão alto
Por todo o universo
Com asas de luz
Hey Wichi Chayo
Hey aho
Voaremos como um beija-flor
Tão belo, tão belo
Por todo o universo
Com asas de luz
Hey Wichi Chayo
Hey aho
Voaremos como uma coruja
Tão sábia, tão sábia
Por todo o universo
Com asas de luz
Este curso tem 21 horas de duração e pode ser ministrado para grupos de até 30 participantes, sendo adultos e crianças a partir de 7 anos (acompanhadas por adultos).