top of page

Oficina de Teatro de Animação

Release da oficina ministrada por Sergio Serrano - entre em contato para mais informações.

A proposta é fazer uma introdução ao universo do teatro de animação, de bonecos e formas animadas, com o intuito de dar ao participante um quadro geral desta forma de expressão tão diversa.

 

A oficina conta também com uma vivência prática de confecção e manipulação de um boneco de papel e da produção de um instrumento de percussão a partir de materiais simples.

Vídeo com bonecos articulados e de sombras, criados e manipulados por Sergio Serrano

Na primeira parte dessa oficina, é feita uma introdução ao conceito de teatro de animação (ou teatro de formas animadas), demonstrando a partir de peças do acervo pessoal de Sergio Serrano algumas modalidades de bonecos e técnicas de manipulação: desde marionetes de fio, de manipulação direta, de luva (mamulengos), teatro de sombras (sombras chinesas e outras) e manipulação de objetos como utensílios domésticos, sucata, frutas etc.

 

Serão apresentados também vídeos de diversas companhias e artistas relevantes nessa linguagem, como forma de inspiração e demonstração das inúmeras possibilidades expressivas dessa arte.

Galeria de trabalhos produzidos por Sergio Serrano

Boneco articulado de papel - Foto de Andréa e Silva

Na segunda parte (prática), será ensinada a confecção de um boneco de papel articulado feito com materiais básicos (como papel cartão e varetas de bambu), que também é a técnica base para os bonecos de sombras chinesas. Os participantes irão confeccionar um peixe articulado bastante simples, mas que mostrará uma técnica que pode ser aplicada na criação de outros personagens. A partir daí, iremos experimentar alguns rudimentos de manipulação como eixo, gravidade e ritmo.

Veja o resultado  ➤

Ao final, proponho que o grupo faça uma performance intitulada “cardume”, manipulando os peixes que fizeram enquanto cantam acompanhados de percussão. Para isso, ensinarei a confeccionar um pequeno ganzá com embalagens plásticas descartáveis (por ex. de iogurte ou garrafa PET) e grãos (arroz, milho, ou pedrinhas). Acompanharei o grupo cantando:

QUEM TE ENSINOU A NADAR

QUEM TE ENSINOU A NADAR

FOI, FOI, MARINHEIRO 

FOI OS PEIXINHOS MAR

FOI, FOI, MARINHEIRO 

FOI OS PEIXINHOS MAR

E NÓS QUE VIEMOS DE OUTRAS TERRAS

DE OUTRO MAR

TEMOS JOGOS, BRINQUEDOS E ARTE

NOS QUEREMOS É BRINCAR!*

*A adaptação do segundo verso desta cantiga popular propõe a ressignificação do imaginário para uma cultura de paz.

Ao término da oficina será aberto um espaço para perguntas. 

MATERIAL 

 

  • Papel cartão branco (1 pedaço tamanho A4)

  • 2 varetas de bambu (tipo espetinho)

  • Fita crepe

  • Lápis

  • Borracha

  • Canetas hidrográficas e/ou lápis de cor e/ou giz de cera

  • Tesoura

  • Embalagem vazia de iogurte ou garrafa PET pequena

  • Um punhado de arroz, milho ou pedrinhas (tipo de aquário)

Dirigida ao público em geral, com um mínimo de 5 e máximo de 30 participantes. Crianças a partir de 7 anos podem participar acompanhadas por adultos. 

Duração: 3h

bottom of page