Livros Publicados
De tantas histórias ouvidas, lidas, desenhadas, imaginadas, encenadas e sonhadas... essas foram publicadas!
Conheça os livros do autor e ilustrador Sérgio Palmiro Serrano.

Cinco divertidas histórias escritas em formato teatral, que falam sobre variados aspectos dessa conhecida figura arquetípica: o Rei.
Um rei aborrecido, um palhaço sem graça, uma cachorra dançarina, uma princesa encantadora, um príncipe medroso, um rei vaidoso, fadas madrinhas e um rei com orelhas de burro são alguns dos personagens que dão vida às histórias!
Obra selecionada para o PNLD Literário 2023.
Contos de reis
Autor e ilustrador: Sergio Serrano
Vivi Editora, 2022

João Maria trabalha numa bicicletaria numa cidade muito grande, selva de pedra, mar de casinhas e de automóveis... Mesmo assim, João ama e cuida da natureza no seu dia a dia e tem uma floresta em seu quintal. Bem, ela não é muito grande... Cabe numa latinha! Melhor dizendo... várias!
Um dia, apareceram joaninhas na floresta na latinha! Elas inspiraram os sonhos de João Maria, impactando sua vida e das pessoas ao seu redor.
Por meio desta fábula, o livro traz conceitos como permacultura urbana, reciclagem, reúso de materiais e o valor das coisas simples.
Obra selecionada para o PNLD Literário 2023.

Crispim é um rapaz simples, criado na roça, que ama ler e contar histórias. Decidido a buscar melhores condições de vida, ele vai para a cidade grande, onde seus sonhos não correspondem à realidade que encontra... Com criatividade, ele encontra felicidade compartilhando as histórias das coisas que ninguém quer mais.
Obra selecionada para o PNLD Literário 2020.
O Catador de Histórias
Autor: Sergio Palmiro Serrano
Editora Evoluir, 2016
O Criador de Joaninhas
Autor e ilustrador: Sergio Palmiro Serrano
Editora Evoluir, 2021


Dez contos desse personagem tradicional, adaptadas para teatro a partir dos roteiros do programa Baú de Histórias, que revelam a cultura e o jeito de ser do povo brasileiro, com humor e reflexão.
Esta obra foi selecionada para o PNLD Literário 2020.
Fábula distópica situada em um futuro obscuro, marcado pelo esgotamento dos recursos naturais. Diante dessa calamidade, surge uma nova cultura que coloca a arte como seu objetivo central e a alegria como sua principal fonte de energia.
A Terra do Povo da Graça
Autor e ilustrador: Sergio Serrano
Editora Scipione, 2009
Dez Causos de Pedro Malasartes e sua amiga Dona Veia
Autores: Sergio Serrano e Cris Miguel
Ilustrador: Sergio Serrano
Folia de Letras Editora, 2012


Neste conto, o Contador de Histórias, artista popular, carrega sempre uma caixa misteriosa que serve de fonte de inspiração para suas apresentações. No entanto, um dia, ele descobre que a caixa está vazia... O que fazer agora? De onde surgirão as novas histórias?
Atualmente em sua sexta edição, este é primeiro livro do autor, que estreou no teatro em 2001 e foi adaptado para o programa Baú de Histórias em 2005.
Raimundo vive isolado na montanha aprendendo a melodia dos pássaros, brincando com o eco e inventando suas obras musicais. Um dia ele inventa a menor banda do mundo, e com ela parte em busca da música da vida.
Este texto foi encenado pela Cia. Ópera na Mala em 2007, conquistando diversos prêmios da crítica. Com este espetáculo a Cia. fez turnês pelo Brasil, Argentina e Bósnia-Herzegóvina.
A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias
Autor e ilustrador: Sergio Serrano
Edições Paulinas, 2000
Raimundo e a Menor Banda do Mundo
Autor e ilustrador: Sergio Serrano
Edições SM, 2007
